sábado, 3 de julho de 2010

Latinoamérica, finalmente!

Bem...
Esta é a primeira postagem, 03 de julho de 2010, desde que criei o blog, três meses atrás. Isso, por vários motivos. Talvez o mais importante deles seja o meu próprio desleixo com a vida blogueira. Mas houveram também outros problemas, como o fato de ter comprado um computador que chegou dois meses depois de ter sido pago, o Mestrado que tá me matando, e mais um monte de coisas....Mas vou tentar manter o blog atualizado, pelo menos uma vez por semana. Assim, meus amigos que estao em vários lugares do mundo poderao acompanhar minhas aventuras...

Hoje, eu estou em Buenos Aires. O Brasil foi eliminado da Copa ontem. A Argentina hoje. Eu escuto um samba. Passei um dia fenomenal na Organizacao Barrial Tupac Amaru, finalmente comecei minha investigacao do mestrado. Me sinto tranquilamente feliz. E se tratando de mim, isso é muito raro. Minha felicidade nunca é tranquila. Mas anda sendo. Vamos ver até quando.

Eu tenho tanta coisa pra contar, mas vou tentar ser cronológica. Acho que a primeira coisa importante para esse blog é explicar como vim parar em Buenos Aires. O meu desejo de estar por aí, por latinoamérica era ardente, e me matava cotidianamente o fato de nao poder realizar o que queria. Nos momentos de maior loucura, acaba escrevendo algo....
Hoje vejo o mundo em amarelo
Já houveram dias azuis e outros verdes
E sinto minha necessidade de amar latente
É tão forte que incomoda
Que dói , sangra e mancha meu tapete
Enfrentar os medos e viver
Não há caminho alternativo
Os senderos estão claros
Eu sei que preciso sair
Gosto de ver o sol
E de sentir o gosto salgado do mar
É, eu sei, eu preciso viajar
Aquela índia que me chamou da outra vez voltou
Me tocou e me disse pra viver
Pra tomar chá no Suriname
Pra morrer de frio no Yuni
E pra correr pelo Atacama
Essa lágrima insistente não cai
O coração é duro e grande
E cabe tanta coisa que a cabeça não entende
O meu sorriso só vem com o sol
Um sol de latinoamérica
Eu preciso ver nascer.

05 de fevereiro de 2010
Isso foi em 05 de fevereiro. Mas a vida muda....e eu agora estou em latinoamérica!
Eu sei, talvez no país menos latinoamérica de latinoamérica, mas estou.
Ganhei uma bolsa de mestrado do governo argentino e vim fazer o mestrado na Universidad de Buenos Aires. Maestría en Comunicación y Cultura. Bem, na verdade, mestrado em sociologia até agora. Tenho 14 disciplinas, me sinto fazendo outra faculdade, mas enfim, nao vou reclamar de nada por enquanto. Eu já nao reclamo (viva a fibromialgia!).
E desde que cheguei aqui muita coisa na minha vida mudou. Mas isso é história pro próximo post.
Foi meio desorganizado e será até eu colocar tudo em ordem, já que é muita coisa°


3 comentários:

  1. Oi Ana!

    Que bom que criou o blog. Eu já esperava por ele desde que você partiu. Não porque sou blogueira (o "ethos" contemporâneo da nossa profissão?) ou porque sou curiosa. Mas sim porque ouvia a Gabi contar suas histórias e sabia que, se você fosse contar pela segunda, terceira ou quarta vez, não seria igual. Assim, pode até ser que não, mas ler você em um blog vai me gerar a sensação de que a história está sendo contada com aquele gosto da primeira vez.

    Você é nosso exemplo de gente sonhadora que não se inibe e que acredita em si mesma, já te disse isso, né? Pois então. Isso é muita coisa. E ler você tem mais esse motivo: ver o sonho se realizando. Não entenda isso como uma cobrança. Definitivamente não é. Mas talvez uma forma (meio forçada?) de te incentivar.

    14 disciplinas? Pesquisa começou? Outra graduação? Maravilhoso! Maravilhoso mesmo! Aproveite! De verdade! É duro, mas é uma delícia, você vai ver! E quando chegar lá no fim da sua pesquisa, vai sentir vontade mesmo de voltar pra graduação. hehe

    Saudades de casa? Sinta essa saudade. Sofra e se divirta com ela. Pois é ela que faz a gente amadurecer e, sim, querer voltar. Você está agora vivendo a latinoamerica de fora, para reconhecer a de dentro. Então é esse o momento.

    Ah, e, claro, todo mundo deve estar te perguntando como é assistir a uma Copa do Mundo em Buenos Aires, né? hehe Como é?

    Força e beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ana, continue firme no seu blog porque se eu consigo você também consegue.. hahahah
    Beijos Gabi

    ResponderExcluir
  3. Que saudade, minha amiga! Agora sou sua seguidora fiel aqui no blog... Como disse Patricia ai em cima, sina Saudade! Muita Saudade!! E não se esquece de que tem amigos a aqui.

    Continue escrevendo sempre que possa, pra ficarmos com a sensação de que vc esta mais perto.

    beijo

    ResponderExcluir