domingo, 4 de julho de 2010

Como é viver a Copa do Mundo na Argentina....

Bem, atendendo a pedidos, explico como é viver o clima de Copa do Mundo na Argentina. Rapidamente, até porque agora que nos fudemos geral (nosotros y los hermanos) esse post já é pretérito perfeito.

Aqui eles são sim muito viciados por Futebol. Talvez possamos comparar à paixão brasileira pelo esporte. Atualmente o esporte nacional é o Pato (http://www.pato.org.ar/), mas há uma campanha para que o futebol tome o posto de deporte nacional.
Para a Copa, foi montado um verdadeiro espetáculo. Dois telões gigantes foram colocadas nas duas principais Praças da cidade e os bares ficavam lotados. À exemplo do Brasil, muitas lojas, escolas, etc, mudaram os horários de funcionamento. Porque, claro, a Argentina ia ser campeã...
Eu bem que queria que fosse, talvez assim eles ficassem melhor humorados....
Mas bem, até as quartas de finais, eles torciam para gente, torciam pra eles, tudo lindo, somos hermanos y blábláblá...
Mas eis que chegam as quartas de final e começa a aparecer a possibilidade de uma final Brasil e Argentina. Então, os hermanos passam a mostrar a verdadeira cara e incham contra nosotros. Eu estava na cova do leão. Vendo o jogo Brasil e Holanda na Praça San Martín. No intervalo do jogo, sambamos felizes. Era a quase certeza do hexa. Mas se o mundo gira, o futebol então...
Quando a Holanda vira o jogo, os hermanos saltam felizes e sambam. Pelas ruas, ao final do jogo, buzinaços e por onde eu passava me diziam "nao fique triste, inche para nosotros ahora"....e eu só respondia "vamos ver o jogo de amanhã, ok?". Chegaram ao cúmulo de me dizerem "o Brasil ter saído da Copa é melhor do que nós ganhemos o Mundial" e me encheram o saco (llenar las pelotos o los ovários en buen argentino) o dia inteiro.
Mas, ah, sinceramente, lhes fizeram bem um dia de alegria. Porque o que veio no dia posterior foi pior. Nem um pio. Ninguém nas ruas. Um silêncio mortal. É, a Argentina está fora. E por 4 a 0. Bem feito.

Um comentário:

  1. Pelo menos não corremos o risco de ver Maradona pelado no Obelisco,em Buenos Aires...Mas enfim, Uma Copa que era pra ser "Copa América" se transformou em "Eurocopa". Mas que venha 2014

    ResponderExcluir